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segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pedágios

Ser contra a cobrança de pedágios em rodovias, sejam elas, Federais, Estaduais ou Municipais, é sob o meu ponto de vista ser contra a justiça, pois existem pessoas, que tem automóveis, e se utilizam de uma rodovia rarissímas vezes em toda a sua vida, ao passo que outras utilizam muitas vezes em um ano, é o meu caso, aliás o de qualquer um que viva no interior de São Paulo, não se roda no interior sem que se use uma rodovia, e volto a dizer, a cobrança de pedágios é justa, quanto a isso, jamais irei fazer qualquer questionamento. 

No Entanto, o que se cobra vai muito além do razoável, a cobrança é tão exorbitante, que chega ao cúmulo de inviabilizar pequenos agricultores, pequenos negócios, postos e restaurantes que depois de instalada uma praça de pedágio tiveram seus negócios comprometidos a tal ponto, que não restou outra saída senão a de fecharem as portas. Enquanto isso vemos multiplicar os pedágios, os lucros que pasmem, é superior a 1 bilhão de reais por ano, isso, LUCRO, de mais de 1 bilhão de reais por ano, essa margem de lucro é tão exorbitante, e que se explica em um primeiro momento com os valores pagos nas praças de pedágio, mas a coisa é muito mais subversiva do que parece ser, mas isso abordarei mais adiante.

Imaginem que hoje para sair de São José do Rio Preto com destino a São Paulo, R$ 67,80, isso apenas para carros de passeio, agora para caminhões que transportam em geral bens de consumo isso pode variar de R$ 135,60 a  R$ 610,20, apenas em um único sentido, se este veículo voltar pelo mesmo trajeto, irá dobrar o custo, ou seja, o menor valor pago é de R$ 135,60 e o maior é de R$ 1.220,40, e todo este custo incide sobre o custo final ao consumidor, encarecendo muito os produtos, e aquele discurso do Geraldo Alckimin, onde ele diz que o velhinha de Itapura, não paga pelo pedágio, é no mínimo, má fé, pois a velhinha, que vive de uma miserável aposentadoria, paga e paga muito caro pelo pedágio que ela provalmente nunca irá usar diretamente. O preço chegou a tal ponto, que se somado o pedágio, mais o custo do combustível, e alimentação ficou mais barato, ir de São José do Rio Preto para São Paulo de avião, cujo o custo final mesmo utilizando-se de taxi em São Paulo, é em média 20% mais barato. Eu citei este percurso, pois ele é o mais caro do mundo e fica ainda pior em termos finais, quando se vai até o porto de Santos, ai, o mínimo gasto entre ida e volta vai à R$ 155,30 chegando à R$ 1.582,20, não existe em lugar algum do mundo, onde paga-se mais para rodar em uma rodovia como se paga neste percurso, e ele não é o único, para um percurso de 11 quilometrôs na via marginal da Rodovia Castelo Branco em Barueiri, paga-se o preço mais caro por quilometro rodado em todo o país.  

E para quem acredita, que o pedágio não lhe faz diferença, lembre-se, que todo o transporte daquilo que VOCÊ consome, passa por rodovias e a maioria são rodovias pedagiadas, e o custo disto, esta embutido no preço que VOCÊ paga na boca do caixa. As praças pedágios em São Paulo, aumentaram mais de 400% nos últimos 20 anos.

Geraldo Alckimin, é o homem por trás dos pedágios, mesmo que as concessões tenha se iníciado na gestão de Mário Covas, foi o vice que ficou encarregado de cuidar de todo o processo e elaboração das concessões inclusive dos termos do contrato, eu sinceramente neste caso, acredito muito mais, que Mário Covas tenha sido traído, pois lembro-me bem, que o então Governador, veio a público pela televisão e rádio, pedir o apoio dos paulistas para que as rodovias fossem entregues a concessão, prometendo inclusive, que isso iria baratear o custo dos pedágios, que aliás ele mesmo havia aumentado e muito um ano antes. Isto nunca aconteceu, os preço se mantiveram exorbitantes, hoje pagamos o custo de rodovias novas quando entregamos as rodovias já prontas, as planilhas de custo das concessionárias são uma caixa de pandóra, duvido, que os custos apresentados passe pelo crivo de uma auditoria externa, isenta, pois tudo é superfaturado para justificar os custos, e com uma agravante, embora o dinheiro do pedágio, seja dinheiro PÚBLICO, as concessionárias não se sentem e nem lhes é pedido, que nos dêem satisfação sobre nada, tratam este dinheiro arrecadado como dinheiro privado, e isso não é verdade, este dinheiro é dinheiro público, e como tal deve ser tratado. Lucro de mais de 1 bilhão de reais ao ano (apenas uma concessionária) é absurdo, isso precisa mudar.

A minha teoria sobre os pedágios:

Um ano antes das concessões, que envolveram pricnipalmente São Paulo e Paraná, na ocasião, surgiram uma série de denúncias sobre a corrupção práticada pelas empreiteiras, inclusive com uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) criada para apurar os fatos, mas que claro, foi arquivado, afinal quem é que finância campanhas eleitorais no Brasil? Inclusive com uma comentário de Boris Casoy repudiando a atitude e finalizando com o seu bordão ISTO É UMA VERGONHA. Depois deste arquivamento covarde, vieram as concessões, que segundo o meu ponto de vista, nada mais é do que um passa moleque na sociedade nesta questão da apuração da corrupção das empreiteiras. Pois a imprensa, que não vive dos anúncios de grandes empreiteiras, portanto não tem lá rabo muito preso com eles, vive de ir atrás de fatos, e que claro, qualquer jornalista recem formado consegue apurar, no Brasil ninguém mais se preocupa em ser flagrado, e isso vende jornal e vende públicidade, ou seja, com o final da ditadura, e uma imprensa ávida por escandalos, ficou pouco seguro fazer o jogo do toma lá dá cá, e como contornar esta situação? Afinal ficou mais difícil ganhar os tubos de dinheiro que ganhavam antes! Qual a solução? Concessão de rodovias, continuam ganhando dinheiro público, agora sem a necesseidade de dar qualquer explicação, mostram planilhas de custo absurdamente superfaturadas, afinal, adivinha quem é que fornece para os concessionárias? Eles mesmos! É um ganha ganha tremendo. Esta na hora, de uma auditoria externa nessas empresas e nos governos.

O Brasileiro que é tratado como cidadão de terceiro mundo e paga impostos de primeiro, deve ser mais respeitado, eu sempre votei para o PSDB, mas quando se trata de Geraldo Alckimin, eu não voto mais, pois ele mostra bem o típico político brasileiro, corrupto, mas esperto, este esta no nível de José Sarney, do falecido Tancredo Neves, e de Ulisses Guimarães, este realmente é esperto. Espero sinceramente que os bons do PSDB, façam sua parte e dê um basta nisso.

Um comentário:

  1. Eu boto a boca no trombone no meu blog Pimentinha Brasileira. Convido você a conhecê-lo. Precisamos nos unir e combater esses "males" brasileiros.
    Beijos!

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