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terça-feira, 23 de agosto de 2011

Avoando, Cantando e Seguindo a Canção

O babado de ontem foi a divulgação pela Folha de São Paulo do uso de um dos alicóptros da PM do Maranhão por sua inçelença mumificada e presidente do Congresso, José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, conhecido nas bocadas como Riba Sarnei, para atividade absolutamente particular de lazer.
Segundo a reportagem da Folha, com direito a filminho e tudo, Riba usou a aeronave pelo menos duas vezes esse ano em julho passado, numa delas indo descansar em Curupu, sua ilha particular (como se o Maranhão inteiro não fosse sua propriedade). Numa das ocasiões, estava acompanhado do empresário Henry Dualibe Filho, parente do marido da governadora Roseane Sarnei e com grandes contratos com o estado.
Como a cara de pau dessa curriola não tem limites, o imortal Riba disse que "como chefe do Poder Legislativo, eu tenho direito a transporte e segurança em todo o país; de representação, não somente a serviço", comparando o benefício ao utilizado pelo presidente da República.
"O presidente não é chefe de um poder? Aonde ele vai, ele não tem direito a transporte, segurança pública? Eu também sou chefe", afirmou.
A OAB defendeu que a governadora devolva aos cofres de seu Estado o que foi gasto com a utilização do helicóptero da Polícia Militar, mas pelo andar da carruagem; ou da aeronave; vai ficar poor isso mesmo, mas uma vez
Como agravante, consta que a demora no desembarque das bagagens de Sarnei Et Caterva atrasou o atendimento de um homem com traumatismo craniano e clavícula quebrada que fora socorrido pela PM e chegara em outro helicóptero antes de Sarney.
O aparelho é um excelente Eurocopter EC 145, cujas imagens aparecem na abertura deste post e logo abaixo, desenvolvido para uso geral e que pode ser adaptado para várias aplicações, sendo o primeiro a ser usado por policias no Brasil tamanha é sua sofisticação e custo e foi entregue oficialmente no mês passado para a SSP do Maranhão, na cidade de Donauwörth na Alemanha. Vê-se que os voos de Riba praticamente inauguraram o equipamento.A super-máquina tem seu preço de mercado em cerca de R$ 16 milhões, é uma aeronave biturbina, blindada, podendo ser utilizada em missões de vigilância, viagens de longas distâncias, transporte de tropa (até 12 homens armados e equipados) e carga externas, intervenções rápidas por rappel e fast rope (descida em corda grossa), controle de rebeliões em presídios, combate a incêndios em áreas urbanas e florestais (1000 litros de fluidos retardantes) e resgate (até 4 pessoas simultanemente) em qualquer ambiente, possuindo uma UTI completa a bordo; com uma grande autonomia de vôo.

Ficha técnica do EC145:
Peso máximo de decolagem: 3.585 kg
Carga útil: 1.793 kg
Carga externa: 1.500 kg
Capacidade: 1 piloto + 9 passageiros ou 2 pilotos + 8 passageiros
Velocidade máxima (VNE): 268 km/h
Velocidade de cruzeiro rápido: 246 km/h
Alcance: 680 km
Potência máxima na decolagem: 738 shp por motor
Motor: 2 turbomeca Arriel 1E2
Comprimento com rotor girando: 13,03 m
Comprimento da fuselagem: 10,20 m
Altura: 3,45 m
Diâmetro do rotor principal: 11 m

Como eçepaís a cada dia que passa vira uma zona cada vez mais escandalosa, tais fatos são apenas um pequeno tabefe quando comparados com tapas vigorosos dados por canalhas de todos os escalões dos três poderes.

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